Você já parou para pensar como seria a sua vida sem energia elétrica? Nos dias atuais, seria impossível, concorda? Se olharmos ao redor, tudo está praticamente ligado a ela.
Uma instalação elétrica é composta por equipamentos que tem a capacidade de permitir a transferência de energia elétrica, utilizando um gerador como fonte distribuidora, para determinados pontos.
Um ponto de utilização de energia elétrica nada mais é do que uma tomada, uma lâmpada, um interruptor.
E, vale lembrar que, para fazer e implementar uma instalação elétrica, é necessário passar por várias etapas, ser feito por alguém capacitado, seguindo regras da norma brasileira 5410 para evitar problemas.
Saiba como as instalações elétricas podem ser definidas
As instalações elétricas podem ser definidas como: instalações elétricas industriais, instalações elétricas comerciais e instalações elétricas prediais ou residenciais.
A principal diferença entre as três diz respeito à complexidade do projeto e tensão elétrica que precisa ser empregada em cada uma.
- Instalações elétricas residenciais ou prediais: são de baixa tensão e menos complexas, mas mesmo assim precisam de um projeto que contemple-as adequadamente.
Instalações comerciais: costumam ser de média ou baixa tensão e são determinadas pelo tipo de carga elétrica que o estabelecimento precisa receber para alimentar os equipamentos elétricos e iluminação do local. - Instalações industriais: são de alta tensão e demandam muito mais cautela. São usados diversos sistemas para controlar e medir todo o sistema elétrico e o consumo de energia em cada setor da instalação.
Saiba a importância dos projetos de instalação
Não podemos falar sobre instalação elétrica e esquecer da importância dos projetos de instalação
“Esse cara tem um papel primordial em todo o processo. Com ele conseguimos reunir o máximo de informações possíveis para a instalação fluir da melhor forma’’ , explica Júlio Seype, diretor da Seype Engenharia.
O projeto de instalação garante segurança, estabilidade na energia e permite que as instalações sejam realizadas da maneira mais eficiente possível. Isso é importante para o funcionamento dos aparelhos.
Uma instalação mal planejada pode até fazer funcionar a tomada ou os interruptores, mas é possível que ao instalar um aparelho, ocorram falhas na corrente.
“Vale lembrar que o projeto e a execução deve ser feito por profissionais qualificados. Isso quer dizer, pessoas preparadas e paramentadas com uniformes profissionais especiais, entre outros equipamentos de proteção individual” , explica Júlio Seype.
Evite problemas planejando sua instalação
Uma instalação bem feita evita problemas tanto para a estrutura como para as pessoas. Com ela é possível proteger equipamentos, aumentar a segurança e evitar coisas inesperadas, como: curto-circuito, sobrecarga, sobretensão ou subtensão.
O que é um curto-circuito?
O curto-circuito é causado por alguma deficiência na instalação, ocasionado por algum contato entre um condutor positivo e negativo. Acontece em locais cujo cabeamento seja mal isolado, e por algum motivo, os dois pólos acabam encostando um no outro.
Em casos de curto-circuito, a corrente chega a valores extremamente elevados, causado perda de aparelhos elétricos e defeito em toda a fiação.
O que é sobrecarga, sobretensão e subtensão?
A sobrecarga é o aumento da corrente e acontece de maneira rápida, por motivo externo. Já a sobretensão pode ser causada por um problema tanto externo quanto interno.
No externo, a carga pode ultrapassar os valores normais como consequência de um raio nas linhas principais de energia.
A interna, pode ser uma consequência de cortes bruscos na eletricidade ou defeito nas instalações. A subtensão é uma queda no valor de tensão elétrica, e pode ser uma medida de segurança para evitar excesso de tensão.
Por que é importante ter uma instalação elétrica de qualidade?
Utilizar bons componentes para uma instalação elétrica evita problemas e traz segurança. Por isso é importante se preocupar com a realização de um trabalho profissional e que utilize produtos de qualidade.
Com isso, além de evitar prejuízos como a perda de aparelhos ou a queda constante de energia, o ambiente fica mais seguro e elimina as chances de um problema elétrico interno.
Gostou do assunto? Leia mais no nosso artigo que fala sobre a importância de se ter uma instalação elétrica de qualidade.