O que são e como funcionam
Você sabia que para utilizarmos a energia gerada pelas placas solares é necessário contar com uma aparelho chamado inversor fotovoltaico? Ele transforma a corrente contínua, gerada pelas placas solares, em corrente alternada, assim conseguimos utilizá-la nos aparelhos elétricos.
O que queremos te dizer é que sem o inversor não seria possível utilizarmos a energia gerada pelas placas solares para reduzir o valor da conta de luz.
Tipos de inversor solar
Existem alguns tipos de inversor solar e hoje vamos falar sobre o off-grid e o on-grid.
Inversor off-grid
Traduzindo, off-grid significa fora da rede ou desconectado da rede. Esses inversores foram desenvolvidos para sistemas fotovoltaicos que funcionam independente da rede elétrica.
“Um exemplo: postes de iluminação solar, sistemas de rádio de transmissão, telefones de emergência em rodovias, estações meteorológicas. Ou seja, em sistemas que usam baterias e normalmente em regiões isoladas, onde não se tem acesso à rede elétrica”, explica Júlio Seype.
O inversor solar off-grid é feito para alimentar diretamente as cargas, retirando energia diretamente de um banco de baterias, gerando o sinal elétrico de corrente alternada e fornecendo a potência elétrica diretamente aos aparelhos consumidores.
Esse tipo de inversor solar fotovoltaico é utilizado justamente pela sua capacidade de fornecer energia diretamente as cargas, dependendo somente do banco de baterias.
Os inversores off-grid não podem ser utilizados em sistemas on-grid (conectados à rede) porque não tem capacidade de interagir com o sinal de corrente alternada presente na rede.
No caso da ligação de um inversor autônomo em uma rede, o resultado é catastrófico!
Inversor on-grid
Este inversor é um dos mais utilizados. A expressão on-grid significa conectado à rede. Ele é usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede da sua residência ou empresa. São projetados para desligar rapidamente da rede elétrica caso ela venha a cair.
“Conseguimos conectá-lo a 99% dos equipamentos que utilizamos no dia a dia, como computadores, máquinas de lavar, secadores, luz, entre outros. Apenas equipamentos cirúrgicos e equipamentos extremamente sensíveis requerem inversores de onda senoidal pura”, explica Júlio Seype.
Onde o inversor solar é instalado?
O inversor solar, em residências, é tipicamente instalado perto do quadro de luz, em um local abrigado do sol, do calor e da água. Em mini-usinas (mini-geração distribuída) comerciais e industriais pode-se construir uma sala somente para eles: estes inversores são maiores e ocupam mais espaço físico.
Saiba qual é o tipo de inversor solar mais utilizado no mundo
O tipo de inversor solar mais utilizado no mundo é o on-grid. Como já dissemos, o seu papel principal é inverter a energia elétrica gerada pelo painel solar, de corrente contínua para corrente alternada. O seu papel secundário é garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do sistema.
Vamos falar sobre garantia?
Todos os inversores solares vêm de fábrica com garantia de cinco anos e a maioria dos fabricantes oferecem a opção para ester até dez anos. Hoje já encontramos, também, inversores com garantia de dez anos.
Não é porque ele tem maior garantia que é o mais confiável. Nesse caso, o mais importante é que este inversor solar tenha uma garantia nacional e que seja de uma empresa com reputação comprovada.
Na hora da instalação do sistema solar fotovoltaico, bem como a do inversor, tire suas dúvidas, pergunte para a empresa que está oferecendo os serviços qual é o procedimento caso o inversor apresente algum problema. Não dá para contar com a sorte, né?
Se você quiser saber um pouco mais sobre a energia solar fotovoltaica, tem outro artigo interessante no nosso blog: Entenda o que é a energia fotovoltaica.
*Imagens meramente ilustrativas retiradas da internet