A busca por economia e sustentabilidade tem mudado a visão do mercado e das pessoas de uma forma geral. Hoje, está todo mundo buscando novas alternativas energéticas, seja para suas residências ou empreendimentos.
A energia solar fotovoltaica é uma dessas opções: um sistema que permite a captação da radiação solar, transformando-a em energia elétrica. Garantimos que essa tecnologia é uma excelente opção, principalmente para a gente que vive aqui no Brasil, um país ensolarado na maior parte do tempo.
Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Ela é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
Como é o processo e produção de energia solar?
“É um processo simples. Utilizamos placas solares produzidas em um material semicondutor para quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem sobre a célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade”, explica nosso diretor, Júlio Seype.
Só para se ter uma idéia, a energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada e já são utilizados, conectados à rede elétrica, há mais de 30 anos.
Vamos falar sobre os painéis de energia
Os painéis são posicionados estrategicamente na cobertura das residências ou edificações, de uma forma geral, fazendo uso também de equipamentos elétricos, como cabos e inversores, que auxiliam na conversão de energia. A energia elétrica gerada nesse sistema é consumida na hora. O excedente é injetado nas redes de distribuição locais, fornecendo créditos do Sistema de Compensação Energética, que podem ser abatidos na conta de luz em até 60 meses.
Fiquei interessado sobre a energia fotovoltaica. Existe algum requisito para a instalação?
“O primeiro de tudo é ter uma área disponível para que os painéis solares sejam acomodados e, claro, que a residência ou a empresa estejam ligada a uma rede de distribuição de energia local”, explica Seype.
Vamos falar sobre investimento?
A ideia de adquirir um sistema fotovoltaico, seja para residência ou qualquer outro empreendimento, é uma mão na roda: com ela, sustentabilidade e economia são palavras de ordem.
Mas aposto que você, que já chegou até aqui, está curioso para saber sobre o investimento. Em quanto tempo ele se paga, certo? Vamos lá, um sistema de energia solar fotovoltaica se paga entre dois a seis anos após a sua instalação.
“O importante, aqui, é você observar que o grande atrativo dessa tecnologia é a possibilidade de economizar os gastos com a conta de luz e, ainda assim, gerar sua própria energia, de forma limpa e sustentável, participando também do Sistema de Compensação Energética”, complementa Júlio.
A manutenção dos sistemas
A manutenção é um dos processos essenciais para a durabilidade e funcionalidade dos sistemas. É preciso limpar os painéis solares com um pano e água, ao menos uma vez ao ano.
É importante também observar a necessidade de repetir o processo durante os longos períodos de seca, principalmente aqui no Distrito Federal, que sofremos com períodos longos de estiagem.
Mas nada de se aventurar e subir nas coberturas por conta própria. O serviço deve ser executado por um técnico especializado.
Esperamos que suas dúvidas sobre energia fotovoltaica tenham sido esclarecidas. E se você se interessou, quer saber quanto ficaria o retorno do investimento em um sistema fotovoltaico, entre em contato com a gente.
Para saber mais: Energia Solar – Seype Engenharia