Já sabemos que com a automação residencial conseguimos criar, programar e agendar eventos para que equipamentos funcionem de forma automática, certo? Conseguimos, por meio de sistemas inteligentes ou integrados em um controladora de automação, monitorar e gerenciar toda a residência através de uma central via smartphone, tablet e internet.
Mas o que é possível automatizar? Podemos dizer que, basicamente, todo equipamento ou dispositivo que possua um comando de funcionamento, em geral um sinal elétrico ou eletrônico. Podemos citar: iluminação, áudio e vídeo, projetor, telão, ar condicionado, ventilação, cortinas, persianas, toldos, irrigação, fontes, chafariz, piscina, controle de presença por meio de sensores, lareira, entre outros.
A lista de dispositivos e produtos inteligentes que pode ser integrado na automação residencial é enorme. Até mesmo equipamentos antigos podem ser conectados com dispositivos inteligentes.
Qual sistema de automação residencial escolher?
Na hora do vamos ver sempre pinta aquela dúvida sobre a necessidade de se ter uma solução mais robusta ou se é melhor começar com um sistema mais simples. Então, o que vale ser levado em conta? Para cada pessoa e para cada residência existem diversas opções, por isso é necessário identificar todos os equipamentos e sistemas que você quer automatizar, para depois verificar qual sistema comporta sua necessidade.
Uma dica: por mais que você comece com um sistema mais simples, vale ter em mente que é importante pensar no futuro e avaliar se ele suportará a inclusão de novos equipamentos, caso surjam outras necessidades.
Produtos inteligentes
O que a gente nem imagina é que muitos produtos eletrônicos já são inteligentes, ou seja, já possuem conectividade que nos permite gerenciar, controlar e automatizar suas funções. Quando pensamos em soluções mais avançadas para uma casa inteligente, partimos para uma conectividade e integração de diversos sistemas e equipamentos de toda residência. Para isso, um projeto e planejamento são fundamentais para tornar a sua casa inteligente. Conta para a gente, o que você gostaria de automatizar na sua casa?