Antes, restrita a construções luxuosas, super tecnológicas, a Automação Residencial vem se mostrando uma aplicação cada vez mais fundamental e acessível aos projetos de arquitetura, sejam em edificações novas ou reformas.
O objetivo principal da automação é tornar a nossa vida mais simples, segura, fácil e, claro, confortável. Ela conecta entre si dispositivos e aparelhos, que por sua vez se ligam e conversam através de um controle centralizado, acessado por computadores, tablets ou telefones celulares.
“É possível ativar ou desativar luzes em horários específicos a cada dia, regular o aquecedor ou o ar condicionado para ligar alguns minutos antes da chegada em casa ou acender todas as luzes quando o alarme do sistema de segurança for acionado”, explica nosso diretor, Júlio Seype.
São muitas possibilidades para a Automação Residencial e hoje é dia de listar algumas delas. Quem vem com a gente?
1. Automação de Iluminação
Já imaginou que é possível, com apenas um toque, acionar um botão que liga e desliga a iluminação de um cômodo? E mais, com dois toques, o mesmo botão desligar tudo: iluminação, aparelhos eletrônicos, entre outros?
É possível, ainda, programar os ajustes de luz combinando com o nascer ou pôr-do-sol ou quando se detecta movimento em partes da casa.
Lâmpadas Inteligentes
2. Automação de Áudio
Você pode transmitir música para todos os cômodos da casa ou para quaisquer cômodos que quiser. É possível programar a iluminação, de acordo com a música que preferir.
3. Automação de Vídeo
Que tal a sua TV ligar automaticamente ao seu canal favorito quando a porta da garagem abrir? Aqui também é possível definir o volume da TV de acordo com um nível predefinido.
As informações coletadas dos dispositivos conectados e sensores de movimento permitem que o sistema entenda quando você está ou não dentro de casa, para travar portas e portões, e deixar alguns aparelhos em stand-by, por exemplo.
Mas a Inteligência Artificial pode ser utilizada para automatizar a detecção de ameaças e, talvez, mais proativamente nos alertar se algo parecer errado, como sensores de calor e câmeras de vídeo acionando alarmes e chamando os bombeiros no caso de um curto circuito.
5. Automação de Climatização
É possível programar a sua casa para dias quentes e frios.
“Você pode acender a lareira, usando seu smartphone minutos antes de chegar em casa, da mesma forma que resfriar o ambiente, ligando seu ar-condicionado, assim que sair do trabalho”, explica Seype.
6. Hora de tomar aquele cafezinho
Essa vai para você que ama café. Sabia que é possível automatizar a preparação do seu café de manhã, depois do almoço ou no meio da tarde? Basta acionar um comando para uma cafeteira que preparará a sua bebida.
7. Vai viajar? E as plantas, quem vai cuidar delas?
Se você vai viajar e não quer que suas plantas morram, é possível programar a rega com a periodicidade que deseja.
8. Alarmes personalizados
Ao instalar sensores de presença, é possível detectar intrusos e disparar avisos. Com sensores de fumaça e calor é possível identificar início de incêndios e ainda acionar o corpo de bombeiros.
9. Abrir a porta com um cartão
Nada de chave. Ela pode ser substituída por um cartão. Dá para abrir porta, portões, gavetas, armários…
10. Brinquedo que aciona o ar-condicionado
Parece até piada, mas isso é possível. Podemos dizer que é uma ideia para lá de inusitada. Com a automação é possível dar outras funcionalidades para alguns brinquedos.
“É possível transformar um bichinho de pelúcia, com sensores de temperatura e umidade, o que dá a capacidade de saber se o ar-condicionado deve ser ligado ou não. Ação realizada por meio do infravermelho. Como uma espécie de controle remoto. Prático, lúdico e decorativo, não acham?”, exemplifica Júlio.
11. Alimentar seu animal de estimação de forma prática
Com a automação é possível proporcionar a alimentação na quantia ideal e nos horários certos.
12. Música Ambiente
É possível transmitir música para todos os cômodos da sua casa pelo seu smartphone, teclados e telas sensíveis ao toque.
13. Vai aquele gelinho?
Já pensou ter um dispositivo que “converse”com a sua geladeira e, quando você precisar, falar para ela produzir gelo?
14. Soneca
Um sensor de presença é capaz de identificar se você dormiu assistindo TV e, com isso, por meio de um sistema de som desligar a TV e te acordar!
15. Guardião da Casa
É possível programar alertas internos para te notificar caso esqueça a porta de casa aberta por um tempo determinado.
16. Casa personalizada de acordo com a sua individualidade
Crie códigos de entradas personalizados para membros individuais da família.
17. Alerta para informar que a sua correspondência chegou
É possível instalar um dispositivo que te acione todas as vezes que uma correspondência cair na caixinha do correio.
18. Sua casa sempre quentinha
É possível ter toalhas quentes e pisos aquecidos. Basta programar toalheiros aquecidos em tempo definido. Com a instalação de um sensor remoto, você pode programar, também, a temperatura do piso do seu banheiro, por exemplo.
19. Economize
É possível medir o consumo de energia da sua casa, por meio de um sistema de automação residencial.
Tecnologias como termostatos e iluminações inteligentes conectam-se a um controle centralizado que pode agir por conta própria ou ser programado para controlar o consumo de energia e reduzir desperdícios.
Assim como a iluminação e a segurança doméstica podem ser controladas por um único dispositivo, até a conta de água pode ser impactada. Por exemplo, sistemas inteligentes de irrigação funcionam de forma semelhante para interromper o fluxo e economizar dinheiro, alguns até reagindo às condições climáticas para aplicar a quantidade exata de água no solo.
20. Tranquilidade
Quer tranquilidade? Dá para programar, por exemplo, a intensidade das luzes para a hora em que for assistir um filme ou seu programa preferido.
Agora me conta, te convencemos a automatizar a sua casa? Se você gostou dessas dicas e quer saber como implementá-las, teremos o maior prazer em atendê-lo.
Para falar com a gente, clique aqui.